segunda-feira, 11 de novembro de 2013

ARTIGO SOBRE SAÚDE

DIABETES
O diabetes mellitus que é um distúrbio metabólico de etiologia múltipla caracterizado por hiperglicemia crônica e que, depois de alguns anos de evolução,faz surgir danos, disfunções ou falência de vários órgãos ou sistemas manifesta-se no Brasil com uma prevalência de quase 8% na população adulta, com uma tendência crescente na medida em que aumenta a idade, alcançando esse valor mais de 17% nos idosos com mais de 60 anos (Franco, 2000).

A classificação etiológica destes distúrbios glicêmicos permite definir a diabetes tipo I, tipo II e a chamada gestacional, além de outros tipos específicos. É importante que o diabetes gestacional que é aquela diagnosticada pela primeira vez durante a gestação, podendo ou não persistir após o parto e podendo ter antecedido a gravidez , seja diagnosticada e tratada, devendo-se fazer uma vigilância fetal anterior ao parto com a finalidade de reduzir a mortalidade e morbidade perinatal associadas à sua presença.

Estudos sobre a diabetes tipo II,  a forma mais comum, correspondendo a 90% do total de casos segundo raça, constatam que os homens negros apresentam 9% a mais de probabilidade de desenvolver diabetes que os homens brancos, e que essa probabilidade aumenta para 50% no caso das mulheres apontando, assim, para o fato do alto índice de diabetes gestacional em mulheres negras. Salientam, também, que a freqüência desta doença entre negros norte-americanos vem aumentando significativamente e em maior proporção que na população branca, tendo triplicado nos últimos 30 anos (Zago, 1996). Uma pesquisa populacional realizada no Brasil por Malerbi e Franco (2000) aponta para uma semelhança no comportamento desta doença entre negros e brancos. Porém os autores, ressaltam que, devido às diferenças socioeconômicas estabelecidas entre negros e brancos, refletida num acesso diferenciado aos serviços de saúde, a população negra apresenta uma menor freqüência de diagnóstico prévio e, conseqüentemente, está menos coberta por tratamentos específicos. Os autores estimam uma maior proporção de obesos entre negros, quando comparados com os brancos, assinalando assim, maior freqüência num fator de risco importante para contrair diabetes.

( MATÉRIA DO PORTAL DA SAÚDE)

Nenhum comentário: