segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

DISCRIMINAÇÃO FEMININA NO MUNDO

Mulheres continuam a ser vítimas de discriminação em todo o mundo, denuncia Louise Arbour


“Sem um empenhamento sério da parte dos Estados, investir no desenvolvimento das raparigas e das mulheres continuará no futuro a ser pura retórica”, declarou, hoje, Louise Arbour,  Alta-Comissária para os Direitos Humanos, denunciando a discriminação de que as mulheres continuam a ser vítimas em todo o mundo.

“As leis discriminatórias em relação às mulheres subsistem nas legislações nacionais de praticamente todos os países e os Estados que repetidas vezes tinham prometido rever ou revogar essas leis continuam a não honrar os seus compromissos, declarou Louise Arbour, na véspera do Dia Internacional da Mulher.

As legislações inadequadas ou mal aplicadas minam, muitas vezes, os esforços realizados para combater a violência de que as mulheres são vítimas, nomeadamente a violência sexual.

As leis discriminatórias são “inumeráveis”, denuncia Louise Arbour, citando a impossibilidade de muitas mulheres terem acesso à propriedade, herdar, beneficiarem de instrução, de oportunidades profissionais e outras.

A Alta-Comissária deplora que os compromissos assumidos pelos Estados no quadro da Conferência de Beijing sobre a Mulher, em 1995, e da reunião de seguimento continuem a ser letra morta.

“É vergonhoso que, no sexagésimo aniversário da Declaração Universal dos Direitos Humanos, inúmeras mulheres não possam gozar os seus direitos fundamentais”, afirmou.


(Baseado numa notícia produzida pelo Centro de Noticias da ONU )






Nenhum comentário: