segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

TEMA SOBRE SAÚDE: DIABETES


Musculação diminui risco de diabetes
em mulheres, dizem cientistas
Redação SRZD







Boa notícia para as mulheres praticantes de musculação. Além de conquistarem corpos mais desejados pelos homens, o ato de levantar pesos ou fazer qualquer outra atividade semelhante de resistência muscular pode diminuir o risco de desenvolvimento de diabetes no sexo feminino, segundo estudo. A pesquisa foi realizada por cientistas da renomada Faculdade de Medicina de Harvard, nos Estados Unidos.


Durante oito anos, os pesquisadores acompanharam cerca de 100 mil moças e no que se refere exclusivamente à diabetes, os benefícios da musculação superaram os do exercício aeróbico. As mulheres que treinam musculação no mínimo 150 minutos por semana tiveram uma redução maior na chance de desenvolver diabetes, quando comparadas à aquelas que não fazem nenhuma atividade física. O risco de obter diabetes tipo dois diminuiu em um terço.


Baseado em estudos anteriores, os especialistas já sabiam das vantagens da prática de atividades aeróbicas. No entanto, a análise de Harvard recomenda a musculação e exercícios de resistência para o dia a dia feminino, a fim de garantir uma prevenção maior. Os pesquisadores acreditam que a massa muscular mais desenvolvida funciona como uma espécie de "amortecedor" contra a doença. Isto porque o diabetes tipo dois se desenvolve a partir do mal funcionamento de células produtoras de insulina ou quando esta mesma substância não age da forma devida.












Nenhum comentário: